skip to Main Content
(51) 99802-5203
Atendemos de Segunda à Sexta-feira
Mais de 40 mil atendimentos

A dor crônica encolhe o cérebro

Se você sofre de dor nas costas, tome nota: Um estudo recente revelou que pessoas que sofrem de dor crônica nas costas por um ano pode apresentar uma redução na substância cinzenta do cérebro equivalente à quantia perdida pelas pessoas normais em 10 a 20 anos. Substância cinzenta é o tecido escuro do cérebro que é composto dos corpos dos neurônios; é o centro de “pensamento” do cérebro, responsável pela memória e pelo processamento de informações.
Os pesquisadores compararam 26 pacientes que sofriam de dor crônica nas costas com 26 voluntários saudáveis. Os pacientes com dor tinham vários diagnósticos diferentes envolvendo o sistema musculoesquelético com radiculopatia (dor irradiada, entorpecimento e agulhadas causadas pela compressão das raizes nervosas). A diminuição normal da substância cinzenta em indivíduos normais é da ordem de 0,5 por cento por ano; entretanto, os investigadores descobriram que nos sofredores crônicos a diminuição encontrada foi de 11 por cento por ano. Além do mais, quanto mais tempo o quadro doloroso, mais substância cinzenta foi perdida.
Os pesquisadores concluíram “que dor crônica nas costas (mantida por pelo menos 6 meses) é acompanhada por um desequilíbrio da química normal de cérebro… implicando em perda de neurônios e disfunção nesta região, além de redução na capacidade cognitiva numa tarefa que implica no processamento da área pré-frontal.”
Embora pesquisas adicionais sejam necessárias, as conclusões deste estudo deve servir de aviso para aqueles que sofrem de dores crônicas, chamando a atenção para que procurem cuidado profissional o quanto antes.
Se você faz seu tratamento regularmente com a Quiropraxia pode respirar aliviado. Mas, se você acha que suas dores não são nada, e prefere esperar ela piorar um pouco mais… acho melhor rever os seus conceitos.
Cleite Fernandes - Doctoralia.com.br