skip to Main Content
(51) 99802-5203
Atendemos de Segunda à Sexta-feira
Mais de 40 mil atendimentos

A postura adequada

                Sabendo da importância da coluna para a saúde do corpo, percebemos como é importante a manutenção de uma boa postura. Muitas pessoas simplesmente não sabem qual o colchão mais apropriado ou quais posições devem ser evitadas no dia-a-dia. As orientações a seguir lhe ajudarão a adquirir uma postura correta e saber escolher produtos ortopédicos e ergonômicos.

Ao Dormir

                As posições corretas para dormir são de barriga pra cima e de lado. Ao deitar de barriga pra cima, além do travesseiro sob a cabeça, você poderá utilizar outro abaixo dos joelhos. Isso relaxará um pouco mais a coluna lombar. Deitando de lado, tenha cuidado para não deitar por cima do braço. Utilize um travesseiro também entre os joelhos pra conforto. Deitar de bruços é contra-indicado, pois ao fazê-lo, geralmente torcemos o pescoço para poder respirar. Essa torção pode provocar sérios danos articulares e neurológicos no pescoço ao longo do tempo. O colchão verdadeiramente ortopédico é aquele que permite um melhor contorno e suporte do corpo durante o sono. Hoje em dia os colchões de mola são os que melhor desempenham esta função. O colchão duro deve ser evitado, pois este cria pontos de pressão no corpo onde o sangue não circula corretamente, fazendo com que você se mexa muito durante a noite e evitando a fase de sono profundo. É nesta fase do sono que vários processos metabólicos acontecem e você consegue “recarregar as energias”.

Ao Sentar

                Ao sentar, leve as nádegas pra trás até encostar-se no encosto da cadeira e deixe a coluna descansar. Evite cruzar as pernas pois isto provoca uma torção na pelve, produzindo muitas dores. Evite também sentar sobre o sacro. Isso acontece, por exemplo, quando sentamos num sofá com o assento muito largo. Esse tipo de sofá também deve ser evitado. Não devemos sentar por cima de um dos pés, nem torcer o corpo ao sentar. Evite ficar sentado por muito tempo, pois isto força a coluna lombar. O ideal é levantar a cada meia hora por um ou dois minutos. Movimente um pouco o corpo ou faça alongamentos. As pessoas que dirigem muito devem utilizar um suporte lombar, principalmente se o assento do seu carro não tem este apoio. A coluna lombar tem uma curva pra frente (lordose), portanto um suporte ou uma pequena almofada ajudam a manter a curvatura.

No Computador

                Certifique-se de que todo o seu equipamento está centralizado: Monitor, teclado e mouse, pra evitar torção do corpo. O monitor deve estar a aproximadamente dez centímetros além do braço estendido e a linha superior da tela coincidindo com a altura dos seus olhos. Os punhos devem estar apoiados, de preferência sobre uma esteira de silicone, e ligeiramente acima dos cotovelos. Isto permite um maior relaxamento do braço e da musculatura do pescoço e ombros. Ao usar o mouse, procure apoiar o punho. 

De Pé

                Se for ficar de pé por muito tempo (lavar pratos, lavar roupa, passar ferro, na fábrica…) procure apoiar a perna numa caixa ou banquinho de madeira ou similar de aproximadamente 10% da sua altura (ex.: se você tiver 1,70 metros, o banquinho ou caixa deve ter 17 centímetros). Isso irá prevenir o seu corpo de curvar-se pra frente. Troque de perna a cada dez minutos.

Outras Situações

                Esteja sentado quando for calçar os sapatos. Procure levantar os pés ao invés de dobrar o corpo. O uso de um banquinho ou outro apoio qualquer é o ideal.

                Quando for levantar um objeto pesado, procure se abaixar dobrando os joelhos, e ao levantar-se mantenha a coluna reta. O peso deve ser suportado pelos braços, e a força para levantar-se deve vir das pernas. Ao abaixar o objeto, o mesmo procedimento deve ser usado.

                O uso de sapatos de salto alto provoca hiper lordose lombar (acentuação da curva normal da coluna lombar). Além disso, desequilibra a musculatura da perna. O uso de salto alto deve ser reservado para ocasiões especiais e não para o dia-a-dia. Pra quem usa pra ficar com mais altura, experimente um sapato plataforma (todo da mesma altura), onde não há inclinação do pé.

                Quando for caminhar procure usar um tênis confortável para melhor absorção do impacto. Se você tiver problemas lombares, evite terrenos inclinados e subir e descer escadas.

                As crianças devem evitar carregar mochilas pesadas para a escola. O limite é de 2 a 3 quilos, a depender do tamanho da criança. A mochila deve ser utilizada corretamente, sobre os dois ombros e não um só. Uma alternativa para a mochila é a maleta com puxador e rodinhas, que é preferível.

Cleite Fernandes - Doctoralia.com.br