skip to Main Content
(51) 99802-5203
Atendemos de Segunda à Sexta-feira
Mais de 41 mil atendimentos

Hérnia de disco

Pesquisa realizada na Universidade de Washington, EUA revelou que metade das pessoas acima dos 40 anos tem algum tipo de alteração nos discos

O disco é uma placa de cartilagem situada entre cada um dos ossos da coluna, tendo o papel de conectar, espaçar e absorver impacto das vértebras. Possui anéis fibrosos na borda e uma substância gelatinosa no centro, permitindo o movimento da coluna. Já que os discos têm uma circulação sanguínea precária, eles dependem da circulação dos fluidos articulares para trazerem nutrientes. Se uma articulação perde o movimento normal, o disco passa a receber uma quantidade menor de nutrientes, começando então a deteriorar e desidratar. O disco perde sua flexibilidade, tornando-se rígido, seco e quebradiço. É assim que muitos problemas de disco começam. Acidentes, quedas, má postura e outros fatores que agridem a biomecânica da coluna, alteram o posicionamento vertebral aumentando a pressão sobre os discos fazendo com que ele deforme (protusão/hérnia) ou até parta. Ao deformar, o disco pinça os nervos ou a medula provocando bastante dor e alterando a função desses tecidos. O ajuste quiroprático tem como objetivo restaurar a posição e o movimento articular e eliminar o excesso de pressão sobre os discos. Isto ajuda a reduzir a inflamação e a dor, permite a cicatrização natural dos tecidos e o funcionamento normal dos nervos. É possível estabilizar e, em alguns casos até reduzir a hérnia com o tratamento quiroprático conservador.

A tradicional abordagem aos problemas de disco freqüentemente ignora o funcionamento da coluna. O tratamento quiroprático conservador é mais seguro e mais eficaz do que o procedimento cirúrgico.

Cleite Fernandes - Doctoralia.com.br