Artrose

Como numa caverna, os ossos podem acumular depósitos de minerais formando esporões.

A osteoartrite ou artrose é uma das doenças mais comuns entre pessoas a partir da meia idade. A artrose é caracterizada por desgaste articular, restrição de movimento, inflamação e dor nas articulações envolvidas. Até certo ponto, este é um processo normal devido à ação da gravidade e do peso do nosso próprio corpo sobre as articulações. Contudo, sabemos que existem fatores que aceleram este processo assim como existem coisas que podemos fazer para retardá-lo. As articulações mais envolvidas são as da coluna, os joelhos e os quadris. A principal causa do desgaste nas articulações é o atrito causado quando um dos ossos encontra-se desalinhado, restringindo o movimento. Por isso o ajuste feito pelo quiropraxista para corrigir o desalinhamento é um dos tratamentos mais eficazes no combate à artrose. Manter as articulações bem alinhadas é a principal forma de prevenir a doença. Devemos consultar o quiropraxista com regularidade para prevenir o desgaste articular na coluna. Existem evidências que permitem afirmar que o processo de degeneração vertebral começa desde a infância. As constantes agressões sofridas por nossa coluna durante toda a vida provocam uma reação defensiva por parte do corpo. Na verdade, a artrose é uma tentativa do corpo de juntar os ossos de uma articulação com mau funcionamento. Por isso a Quiropraxia é tão importante, porque deixa a articulação funcionando bem. A artrose com sua deformação óssea é uma doença irreversível, de modo que o único tratamento é a prevenção. Depois de instalada, pode-se apenas administrar os sintomas, melhorar o funcionamento articular e evitar o progresso da doença. Artrose não é uma doença de idosos, apenas percebemos seus efeitos só com o passar dos anos.

Quando não há correção articular, o processo de desgaste ósseo é contínuo

A artrose vertebral é dividida em quatro fases:

FASE I – Quando uma vértebra encontra-se fixada, a estrutura e a função de toda a coluna fica prejudicada. Há alteração na curvatura normal e desequilíbrio nos músculos, tendões e ligamentos. A superfície articular sofre atrito. O processo degenerativo está apenas começando.

FASE II – Com o atrito e o passar do tempo, as vértebras desalinhadas se tornam ásperas e alteram seu formato, formando depósitos de cálcio (bicos de papagaio). O disco começa a perder líquido, o que reduz sua elasticidade. Os nervos ficam irritados e os problemas se tornam crônicos.

FASE III – O processo degenerativo se acelera, causando perda da massa óssea e cartilaginosa.  O colapso dos discos e a fusão de vértebras começam a se tornar evidentes. Os problemas de saúde se agravam.

FASE IV – Nesta fase os ossos estão fundidos uns aos outros e as articulações imobilizadas. As vértebras ficam permanentemente subluxadas (desalinhadas) causando dano aos nervos e outras estruturas adjacentes (artérias, veias e Iigamentos). Neste estágio qualquer tipo de tratamento corretivo torna-se impossível.