skip to Main Content
(51) 99802-5203
Atendemos de Segunda à Sexta-feira
Mais de 40 mil atendimentos

A QUIROPRAXIA É UMA PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE QUE OBJETIVA O PLENO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO. POIS SABEMOS QUE O CORPO POSSUI UMA INTELIGÊNCIA INATA E BUSCA SEMPRE O EQUILÍBRIO.

O funcionamento articular depende do equilíbrio entre a força muscular e sua flexibilidade, o que para a coluna vertebral é um princípio fundamental. Qualquer distúrbio que quebre este equilíbrio (Complexo de Subluxação vertebral, CID M99-1) pode interferir no funcionamento do mecanismo articular, produzindo um quadro doloroso mesmo quando o desalinhamento articular signifique apenas algúns milímetros.
No momento em que o movimento de uma ou mais articulações estiverem restritas, as outras articulações na cadeia, podem compensar, alterando suas amplitudes. Se os movimentos compensatórios forem excessivos e prolongados (contínuos ou repetitivos), as articulações envolvidas e suas estruturas de sustentação podem estar sobrecarregadas, resultando no distúrbio neuro-músculo-esquelético. Dentre os principais fatores causais das lesões ou algias posturais da coluna vertebral, destacam-se as vibrações mecânicas, levantamento de peso e o tempo prolongado na posição sentada e em pé.
Cabe destacar que em 2005 a Organização Mundial de Saúde(OMS) publicou o Protocolo de diretrizes da Educação e Exercício Profissional da Quiropraxia.
A quiropraxia não é uma forma de medicina ou terapia alternativa, pois não substitui o tratamento médico, de fisioterapêutas e outros profissionais da saúde.

 

Cleite Fernandes - Doctoralia.com.br