Você tem o costume de “estalar” o próprio pescoço, saiba que isso provavelmente significa que…
Quiropraxia para esportistas
Ainda pouco conhecida por grande parte dos brasileiros, a quiropraxia é um tratamento que está cada vez mais em alta em clubes, equipes e academia. “Para o atleta, seja ele profissional ou amador, este tratamento reequilibra e alinha mais o corpo, o que, consequentemente, gera um melhor desempenho, reduz as lesões e, em caso de lesão, auxilia para uma melhor recuperação”, garante Roberto Bleier Filho, diretor da Associação Brasileira de Quiropraxia.
“A quiropraxia busca localizar um mau funcionamento na coluna e em todas as articulações do corpo, e, a partir disso, ajustá-lo”, comenta o especialista. “Essa correção se dá por meio de acertes manuais precisos nas articulações, restaurando a mecânica, alinhamento, mobilidade e homeostase (capacidade de auto-regulação) originais do corpo.”
De acordo com Bleier, o tratamento quiroprático é indicado para todas as pessoas. “Desde bebês até idosos podem fazer. Durante a consulta, cada um é analisado para que o procedimento correto seja feito”, explica.
Um estudo publicado na revista científica Spine – referencia quando o assunto é coluna vertebral – aponta que a quiropraxia aliada ao tratamento convencional para dores na lombar pode diminuir significativamente os incômodos e otimizar a recuperação.
“Ir ao quiropraxista deveria ser um hábito frequente das pessoas que buscam uma vida com mais saúde”, afirma Bleier. “Além dos benefícios já citados, o tratamento feito de forma preventiva proporciona uma melhor qualidade de vida.”
Ele lembra que a quiropraxia é uma profissão de graduação, com curso universitário de 4,5 a 5 anos de duração. “[Quiropraxia] não é massagem e, além disso, existem cursos livres de especialização no assunto, o que não é seguro.” É importante que você procure um profissional graduado em quiropraxia para o tratamento.