Dra Cleite Fernandes ingressou em 2000 na primeira turma de graduação em Quiropraxia pela Universidade FEEVALE em convênio com a Palmer College(USA).
Cleite Fernandes enquanto estudante participou ativamente de organizações estudantis, idealizou e fundou a Associação Brasileira dos Estudantes de Quiropraxia (ABEQ).
Acompanhou e trabalhou juntamente com a Federação Estadual de Padel em 2004 e 2005.
Em 2006 observou o trabalho da esquipe multidisciplinar na Clínica de Dor pela UNIFACS, Salvador.
Ainda em 2006 concluiu o curso possuindo então o título de bacharel em quiropraxia pela FEEVALE/Palmer College of Chiropractic- EUA. Tornou-se membro da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ0191);
Certificada pelo IBCE (International Board Of Chiropractic Examiners) na avaliação piloto no Brasil.
Em 2007 atuou como quiropraxista no Centro Clínico Bem Estar, em São Leopoldo e também fundou o Sindiquiro-RS.
Em 2008, investiu na Clinicol, Clinica da Coluna com atendimento multidisciplinar e ainda completou a Especialização em Saúde do Trabalhador- Universidade FEEVALE.
Desde Março/2010 segue atuando no Fernandes SPA Urbano, em São Leopoldo.
Participou como Avaliadora da “ 7º e 8º Mostra das Escolas de Ensino Profissional- MEP/Julho/2010 e Agosto/2011, do Núcleo 2, Estado do Rio Grande do Sul”. Promovido pela Secretaria de Educação, Superintendência da Educação Profissional- SUEPRO/RS.
A certificação em Kinesio Taping 1 e 2 deu-se em 2012.
Em 2013 concluiu a formação em Acupuntura Ortopédica e Auriculoterapia e ainda participou do IV Congresso Internacional de Quiropraxia-Universidade FEEVALE.
Em Novembro/2013 recebeu reconhecimento profissional pelo Prêmio Estadual Sebrae Mulher de Negócios na categoria Micro Empreendedor Individual.
Novembro/2015 participou co VI Seminário Internacional de Quiropraxia-15 anos do curso de Quiropraxia da Universidade FEEVALE.
Em fev/2016 á junho/2016 trabalhou na Clinica da Coluna, em Salvador-BA.
Também atuou como quiropraxia nas Clínicas Docctormed Partenon/POA e Canoas em 2018.
Em SET/2017, participou do Seminário Internacional de Quiropraxia na Universidade FEEVALE. Em Novembro/2017, participou do VI Congresso Brasileiro de Quiropraxia- 25 anos ABQ, Florianópolis-SC.
Em Nov/2018 participou do Maior Congresso Internacional Quiropraxia Eficaz, realizado em Porto Alegre-RS. No mês de Agosto/19 participou do Congresso Internacional de Quiropraxia QuiroXMind em Caxias do Sul-RS.
Em Agosto/20 realizou o curso de Neurociência Aplicada a Quiropraxia e Os segredos para uma Pratica de Sucesso e também está fazendo parte do cadastro de Peritos do Poder Judiciário do Estado do RS.
Novembro/20 participou do Congresso Internacional de Quiropraxia Live, Promovido pela ABQ.
Outubro/2020 Participou do Congresso Internacional Virtual de Quiropraxia, Promovido pela Ong Quiropraxia Sem Fronteiras.
Fevereiro/21 Participou do Curso Online O Fim do Quase, Promovido pela Equipe O Corpo Explica.
Março/21 Participou do Congresso Internacional Medsummit Artmed, tendo como os temas: Ginecologia e Obstetricia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Saúde Pública.
Março/21 Participou do Curso Online a Revolução do Hemograma, Dr Gabriel de Carvalho.
Março/21 Participou do Curso Grandes Investimentos: Pessoas, Finanças e Negócios, Promovido pela Unisinos Online.
Dezembro/21 Participou do curso Auriculoterapia Neurológica, promovido pela Dra Lirane Suliano.
Saiba mais sobre a Formação do Quiropraxista
O quiropraxista tornou-se o maior profissional em saúde das ciências não médicas no mundo, com currículo universitário do mais alto nível.
O currículo básico do quiropraxista envolve estudos nas seguintes áreas:
- Anatomia: 435 horas
- Fisiologia: 600 horas
- Neurologia: 420 horas
- Radiologia: 315 horas
- Patologia: 240 horas
- Técnicas de ajuste articular: 480 horas
- Diagnóstico/Exame Físico: 330 horas
Entre outras matérias como filosofia quiroprática, primeiros socorros, bioquímica, ética, saúde pública..
O ensino é de caráter convencional, autônomo e independente, oficialmente reconhecido e controlado. Cabe citar que o MEC elegeu o curso de quiropraxia da Universidade Feevale como modelo referência no Brasil.
A quiropraxia não é ensinada em cursos de final de semana, por cassetes, por correspondência ou por módulos únicos, ou ainda em cursos fora das faculdades reconhecidas (FEEVALE-RS e AnhembiMorumbi-SP).
O doutor em quiropraxia é considerado como um profissional de atendimento primário, pois não necessita de uma indicação médica ao tratamento.
O quiropraxista realiza exames clínicos, físicos, ortopédicos e se necessário, solicita exames.
De acordo com os achados, pode-se encaminhar à outro profissional da saúde, como um médico, um fisioterapeuta, nutricionista ou educador físico.
O quiropraxista dispõe de uma série de técnicas manuais e equipamentos, onde elege a técnica de acordo com vários fatores: idade do paciente, quadro clínico, quadro álgico, patologia…
Os ajustes articulares são indolores, não machucam nem lesionam o corpo, quando bem aplicados.