skip to Main Content
(51) 99802-5203
Atendemos de Segunda à Sexta-feira
Mais de 40 mil atendimentos

Sinais ‘a Hérnia de disco

Fique atento!

Dores nas costas, formnigamentos e dormencia ao longo de pernas e braços, sensação de queimação ou fisgadas podem ser sintomas indicando que você possui uma hérnia de disco.

O disco é uma cartilagem que existe entre cada vértebra da nossa coluna vertebral. Ele tem a função de proteger os ossos, dar flexibilidade e absorver os impactos gerados pelas atividades que realizamos ao longo do dia, como se fosse um amortecedor para o nosso corpo. Ele é composto por diuas partes: a parte de fora é chamada de Anel Fibroso e é mais dura, e a parte de dentro é chamada de Núcleo Pulposo e tem a consistencia de um gel gelatinoso, e esta é a principal parte responsável péla flexibilidade e pelo amortecimento, por poder sofrer deformações naturais e depois voltar ao normal (contanto que a cartilagem não esteja sofrendo desgastes), enquanto o anél é responsável basicamente pela contenção deste núcleo.

Quando forçamos demasiadamente e repetitivamente a nossa coluna vertebral no trabalho ou mesmo em atividades do dia a dia, essas cartilagens começam a sofrer um desgaste. Inicialmente elas podem sofrer apenas um achatamento, que já é responsável por provocar algumas dores na coluna e é conheciodo como protrusão discal.

O diagnóstico de hérnia de disco se dá quando o anel fica tão desgastado e fraco que suas fibras começam a se romper. A partir daí, ele perde sua função de contenção e o núcleo é expulso para fora da cartilagem, pressionando então os nervos que estão saíndo da coluna, provocando uma incidencia forte de dores e inflamação. É a pressão sobre estes nervos que também provoca a sensação de dor, formigamentos, dormência, fisgadas e queimação.

É possível tratar e hérnia de disco com quiropraxia?

Sim!

O tratamento quiroprático é muito eficaz para hérnia de disco.

Na verdade, o trabalho do quiropraxista é identificar e corrigir qualquer disfunção que você tenha na coluna vertebral. Dentro da quiropraxia, esta disfunção é chamada de subluxação vertebral, que é o desalinhamento e a perda de movimento da vértebra, que no caso da hérnia de disco, é o que está provocando a expulsão do núcleo para fora do anel rompido.

Uma vez que você teve a hérnia de disco, você sempre terá esta hérnia, porém, é possível que o núcleo ou parte dele seja reabsorvido, retirando assim a pressão de cima do nervo.

O quiropraxista irá tratar as vértebras que estão subluxadas, devolvendo o movimento natural e o alinhamento correto da coluna vertebral, melhorando assim o espaço entre uma articulação e outra, permitindo que o nucleo comece a sair de cima do nervo. Com a coluna vertebral voltando a funcionar normalmente, não há como continuar desgastando os discos, a menos que você volte a forçar demasiadamente a sua coluna durante suas atividades.

Como mantenho a minha coluna funcionando normalmente após o tratamento quiroprático?

1- Mantenha consultas de manutenção com seu quiropraxista no mínimo de uma à três vezes por trimestre. Assim como o seu automóvel precisa de geometria e balanceamento depois de um certo tempo de uso, você também precisa realinhar a sua coluna vertebral que está sofrendo o impacto das suas atividades do dia a dia;

2- Se alimente de forma saudável e beba bastante àgua para manter as cartilagens bem nutridas e hidratadas;

3- Faça uma atividade física que trabalhe principalmente a musculatura responsábel por manter a estabilidade da coluna vertebral, como por exemplo treinamento funcional ou pilates;

4- Evite movimentos repetitivos que forçem a sua coluna vertebral. Seu quiropraxista irá ajuda-lo a aprender a realizar as atividades do dia a dia sem forçar demasiadamente as suas cartilagens.

Cleite Fernandes - Doctoralia.com.br