Quais as novas recomendações para dor nas costas do Colégio Americano de Medicina significam para você?

Por Joe Fleming

Abandone as pílulas. Isso é o que diretrizes clínicas atualizadas do Colégio Americano de Médicos revelou no início de 2017. É tão fácil de ir direto para o gabinete de remédios quando uma pontada em sua parte inferior das costas tem você uivando, mas uma revisão abrangente de ensaios randomizados e controlados e Revisões sistemáticas sobre alívio da dor nas costas está recomendando clínicos a incentivar os pacientes para rotas não farmacológicas em vez disso.

Por que tratamentos não-farmacológicos?

Independentemente do tratamento, a maioria das dores lombares agudas ou subagudas tem realmente demonstrado diminuir ao longo do tempo. Os riscos de estourar overdose de analgésicos ou mesmo opiáceos prescritos superam os riscos de simplesmente deixar suas costas curar por conta própria.

Entretanto, acelerar o processo de cicatrização e obter alívio da dor, melhorar sua funcionalidade diária geral e ser capaz de retornar ao trabalho (se a dor lombar tem impedido você) é possível com práticas não-invasivas. Surpreendente para alguns, o American College of Physicians primeira recomendação inclui terapia de calor, massagem, acupuntura e manipulação espinhal. Se os medicamentos forem verdadeiramente necessários, devem ser administrados relaxantes dos músculos esqueléticos ou anti-inflamatórios não esteróides.

Como esses tratamentos funcionam?

A dor nas costas aguda ou subaguda é tipicamente o resultado de músculos sobrecarregados, tensos ou inflamados. A terapia do calor é a aplicação simples de pacotes quentes, compressa morna ou almofadas de aquecimento à área afetada de sua parte traseira (um banho morno conta também). Terapia de calor ajuda a relaxar os músculos inchados, aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada, e eliminar o desperdício e acúmulo de ácido lático, que, por sua vez, alivia a dor. A menos que indicado de outra maneira pelo seu doutor, o calor deve ser aplicado por até 20 minutos de cada vez, ao redor três vezes um dia.

Massagem combina o poder do sentido tátil com a pressão alvejada, fricção e manipulação muscular para aliviar a dor lombar. Um estudo de 2011 [2] descobriu que os participantes que receberam uma hora de massagens semanais mais de 10 semanas experimentou redução da dor lombar, um aumento na funcionalidade e uma redução na quantidade de anti-inflamatórios que estavam tomando. Terapia de massagem deve ser realizada por um terapeuta treinado e licenciado que conhece os grupos musculares adequados para alvejar e para aliviar a dor nas costas.

Acupuntura, esta antiga prática chinesa  envolve agulhas super finas sendo inserido na pele do corpo e tecidos em pontos-chave (meridianos) que afetam o fluxo natural de energia do seu corpo (qi). Os pesquisadores acreditam que a prática de fato estimula uma resposta do sistema nervoso que gira sobre os receptores opióides e resulta em um efeito analgésico.

Manipulação espinhal /Quiropraxia que envolve mover as articulações, massagem e pressão aplicada para ajudar a reduzir a inflamação, aliviar a pressão sobre as articulações e melhorar a função nervosa. Quando usado em combinação com o exercício, um ensaio clínico randomizado de 2015 [3] descobriu que a manipulação espinhal/quiropraxia de impulso manual reduziu a dor lombar aguda e subaguda em até 4 semanas de tratamento.

E se minha dor das costas for crônica, não apenas aguda?

O tratamento da dor lombar crônica vai um passo adiante com o ACP recomendando mais atividade física como tratamento [4] – exercício, yoga, tai chi, reabilitação multidisciplinar, exercício de controle motor e relaxamento progressivo, por exemplo. A aptidão física regular, quando completada diariamente por pelo menos 30 minutos, ajuda a aumentar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação muscular, soltar as articulações rígidas e estimular endorfinas sensíveis.

Atividades de atenção plena, incluindo prática de yoga e tai chi tecem em meditação, respiração profunda e técnicas de relaxamento para promover sentimentos positivos de auto-consciência e paz, também ajudando a aliviar o estresse e ansiedade que pode estar amplificando a dor nas costas. Tratamento adicional incorporando a manipulação espinhal, biofeedback e terapia comportamental também estão nas diretrizes para o tratamento de dor lombar crônica.

O que acontece quando nenhum desses tratamentos funciona?

A resposta inadequada aos tratamentos não-farmacológicos pode ser frustrante e estressante tanto para o paciente como para o clínico. Com os opióides com alto risco de abuso e dependência, o ACP recomenda-os como a última e última opção no tratamento da dor crônica nas costas.Em vez disso, NSAIDS (anti-inflamatórios não-esteróides), como aspirina e ibuprofeno podem ser auxiliares farmacológicos úteis quando tomadas nas doses dirigidas. Em um nível químico, NSAIDS realmente bloqueam uma enzima no organismo que produz compostos que levam ao inchaço e inflamação. O acetaminofeno, comumente conhecido nos EUA como Tylenol, não é um AINE e não é recomendado nos esforços de reduzir a inflamação muscular dolorosa nas costas.

É importante notar que as diretrizes atualizadas não abordam terapias tópicas (ou seja, arnica ou creme de capsaicina), terapias de injeção, ou os benefícios de usar um aparelho de volta para dor lombar. Como a dor é definida como sinais elétricos enviados de seus nervos para o seu cérebro, os tratamentos não invasivos e não medicinais que trabalham para você podem variar de indicação para outros pacientes. É sempre um bom lugar para começar os tratamentos que funcionam para você sem criar comportamentos não saudáveis como comer demais ou não exercitar e com baixo risco para a saúde do seu órgão (ou seja, seu coração, cérebro e rins) .

Fonte: http://circleofdocs.com/what-new-back-pain-recommendations-from-acp-mean-for-you/